Testemunhos

Testemunho de Anne-Cécile (Estudante de Erasmus e Membro do Coro durante o ano letivo de 2009 - 2010)

"Singing in the UCP choir has been a very rich experience for me and was probably the activity that I enjoyed the most doing whilst in Portugal. The choir is led by a great "Maestro", who really knows how to choose challenging pieces you'll still have a lot of fun singing. I enjoyed very much singing with people from different cultures and various ages, all ready to translate me what the Maestro had just said when I couldn't understand. That's the place where I most experienced the warmly, open and welcoming attitude of Portuguese people towards foreigners, which I loved. So thank you all for this !"

Testemunho de Isabel Cajada (Membro do Coro entre 2004-2005)

"Entrei no Coro da UCP um pouco por brincadeira. Uma amiga falou-me dele e decidi experimentar. Depressa as horas de almoço se tornaram os pontos altos da semana, e passavam sempre depressa demais. Descobri que afinal não sou assim tão desafinada e que cantar em coros é muito divertido. Saí da UCP há alguns anos mas levei comigo esse "bichinho" do canto. Hoje em dia mantenho esse hobbie, e é o escape perfeito para me abstrair do stress."

Testemunho de Patrícia Nunes (Membro do Coro entre 2004-2005)

"No início, quando soube da existência do Coro da Universidade Católica achei interessante a ideia, principalmente pelo facto de algumas colegas também participarem. Fui experimentar um dia e gostei. Com o passar do tempo e já com mais colegas, que entretanto fui insistindo para participarem, passei a gostar ainda mais. Deixou apenas de ser uma atividade extracurricular e de âmbito universitário, para ser parte de um convívio saudável e estimulante. A minha família que nunca imaginou que eu integrasse um coro, adorou o facto de ter assistido a concertos e terem compartilhado aquele espírito musical. Olhando para trás, recordo as músicas e penso que esse meu pequeno percurso musical contribuiu para a riqueza e privilégio que, foi para mim, estudar na Universidade Católica."

Testemunho de Raquel Garcia (Membro do Coro entre 1993-1997)

"Se existem algumas atividades em que o espírito de equipa se aprende e desenvolve com mais facilidade, uma delas é a atividade Coral! Se as vozes não souberem respeitar-se e ouvir-se enquanto cantam juntas não há Coro! Se não houver Maestro não se canta em conjunto! Se não houver o esforço e a presença de todos não se consegue cantar em Coro!
Este conceito aprendi-o logo no primeiro Coro onde participei: Coro da UCP. Agradeço a todos com quem estive nessa altura (entre 1993 e 1997) e que me ajudaram a perceber que a atividade Coral é muito mais do que uma cantoria. É uma entrega da alma á música e ás pessoas que cantam connosco!"

Testemunho de José Líbano Monteiro (Membro do Coro entre 1985-1993)

"É engraçado como a vida nos reserva surpresas quando menos esperamos! Apesar de me ter licenciado no Instituto Superior Técnico, apesar de ter amigos a estudar na Católica, fui convidado a fazer parte do Coro da UCP por um primo?! Em boa hora aceitei… com o coro passei muitos e bons momentos, lembro particularmente a digressão a França - arredores de Paris - onde cantámos para as comunidades Portuguesas aí radicadas; fiz muitos e bons amigos, tão bons que me casei como uma soprano e mantemos, ainda hoje mais de 20 anos depois, um encontro anual onde nos juntamos com as nossas famílias; aprendi e aprofundei como é importante funcionar em conjunto, em equipa, fazendo parte de um "Todo" que depende de todos.

Enfim, uma experiência que, sem dúvida, contribuiu para o meu crescimento!"

Testemunho de Magda Matos (Membro do Coro entre 1994-1998)

"Fazer parte do Coro da Universidade Católica de Lisboa foi, sem dúvida, das disciplinas mais importantes do meu curso.
- Mas afinal que curso é esse? - Perguntam.
- No meu caso, o de Administração e Gestão de Empresas - Respondo.
- Desde quando é que o Coro é uma disciplina do curso de Gestão? - Replicam.
- Não é uma disciplina obrigatória, mas uma atividade optativa. Aquela que me permitiu conciliar a minha formação musical com a universidade. Um verdadeiro ponto de encontro de muitas culturas (cursos e nacionalidades), onde fiz bons Amigos e vivi momentos inesquecíveis. Talvez porque a música é das linguagens mais universais que conheço, que une as pessoas de uma forma muito especial.
A música ensina-nos o que é ser parte de um todo. Num coro, por muito bem que cantemos, se pomos as forças em brilhar individualmente sem ter os outros em conta, a harmonia não acontece. Ainda hoje na minha vida profissional, agradeço o que aprendi naquele tempo privilegiado: o traquejo que fui ganhando nos concertos – e na responsabilidade que algumas vezes tive como solista – tem sido uma ajuda preciosa para enfrentar plateias: ainda que o nervoso miudinho faça questão de marcar presença, aprendi como o pôr a cantar pianinho."